Com as novas Tecnologias e com os novos métodos de ensino - ensino a distância, o papel do professor é totalmente alterado, deixa de ser a figura que ensina e que transmite os conteúdos de determinada disciplina passando a ser um supervisor e um animador.
Esta alteração de papel do professor associa-se à alteração do conceito de Sala de Aula e ao conceito de presencialidade e também ao papel dos alunos, os alunos passam de certa forma, a delinear o seu percurso de aprendizagem. Cada um estabelece o seu próprio ritmo, pode aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, sem perder informações importantes à sua aprendizagem
Vários investigadores desenvolveram estudos no sentido de caracterizar o papel dos Professores, entre os quais, a Investigadora Salmon, que referiu cinco Estádios específicos no Processo de aprendizagem:
- Acesso e motivação;
- Socialização on-line;
- Troca de informação;
- Construção de conhecimentos;
- Desenvolvimento.
Cada um corresponde a uma etapa especifica, desde a ambientação e inseração do aluno na Turma virtual até ao momento de avaliação.
Outros Investigadores caracterizaram o apoio do Professor em tipologias:
1. Conhecimento social e cognitivo;
2. Questionamento:
3. Instrução directa;
4. Exemplos;
5. Feedback;
6. Estruturação das tarefas cognitivas;
7. Elaboração/explicações cognitivas;
8. Empurrar para explorar:
9. Fomentar a reflexão;
10. Encorajar o diálogo;
11. Aconselhamento geral;
12. Gestão.
(Tipologia desenvolvida por Bonk e colaboradores)
Em contrapartida, os Investigadores Offir e Lev desenvolveram um modelo que visa analisar e compreender a participação dos alunos e o dos professores no discurso à distância, tendo referenciados os conceitos chave a seguir mencionados:
· Participativo;
· Social;
· Interactivo;
· Cognitivo;
· Metacognitivo
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
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